Ebooks Grátis

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

AS 36 ESTRATÉGIAS CHINESAS

Este breve tratado medieval chinês sobre a “arte da guerra” foi redescoberto, por acaso, em 1941, numa livraria no Norte da China. Estima-se que ele foi escrito no final da Dinastia Ming, ou Império do Grande Ming que governou a China de 1368 a 1644, depois da queda da Dinastia Mongol dos Yuan acabando com o período de caos iniciado por Sima Yam em 1263.

Tornou-se um dos tratados militares mais lidos em todo o mundo pela sua dupla vertente: quer como documento histórico da cultura chinesa e obra secular sobre estratégia quer como, em última instância, obra intemporal e abrangente que permite aplicar máximas orientais a situações do quotidiano.

Ele não é um uma obra de um só autor em particular. Ele foi escrito ao longo do tempo por diferentes pessoas: especialistas em tática militar, comerciantes, filósofos, escritores e pessoas comuns.

Foi elaborado, enriquecido e aperfeiçoado ao longo de séculos anos de guerra, golpes de estado, intrigas do império, competência econômica etc. Assim, qualquer pessoa pode usá-lo para entender a história, política, negócios e relações humanas. Oferece conselhos práticos para qualquer situação: vendas, tecnologia, táticas, pessoas etc. Quando você domina estas 36 estratégias, estará preparado para encontrar soluções a qualquer tipo de problema e será capaz de adaptar-se a toda classe de circunstâncias. Por isso dizem que quando você as domina você dominou a Arte da Estratégia.

Situações possíveis

Elas se subdividem em seis grupos de estratagemas. Cada grupo está relacionado a uma condição geral em que você poderá se encontrar:

  • Superioridade e Domínio
  • Igualdade e Busca do Desequilíbrio
  • Ataque e Economia de Esforços
  • Confusão e Busca de Equilíbrio
  • Decepção e Busca de Vantagem
  • Perigo e Sobrevivência

Trace a sua estratégia para 2010!

Nota do autor: O ideograma que aparece no topo do artigo significa “verdade”.

Um comentário:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.