Ebooks Grátis

domingo, 22 de fevereiro de 2015

SUA EMPRESA TEM UM PROGRAMA DE MENTORING?


Cada vez mais empresas inovadoras estão adotando o processo de mentoring no Brasil. Nele, um profissional mais experiente dentro da empresa ou um consultor externo acompanha o trabalho de um novato ou não, com o objetivo de aprimorar o seu conhecimento ou até mesmo para programar uma sucessão.

Normalmente, os programas de mentoring são de médio e longo prazo, podendo durar mais de um ano. Vários encontros entre o mentor e o orientado, de com uma pauta de trabalho onde são estabelecidas as metas a serem cumpridas e um plano de ação.


Para que o programa tenha êxito, alguns pontos críticos devem ser observados:

  • Confiança e confidencialidade entre o mentor e o orientado;
  • Ética e Moral na relação; e,
  • Dedicação do orientado.

O programa tem a duração de 12 encontros por ano, pelo menos. Nele não se aborda só aspectos técnicos ou gerenciais, nele são abordadas e discutidas questões conceituais, procedimentais e atitudinais.

Os problemas do mentoring

Recomenda-se que a área de Recursos Humanos monitore e acompanhe o programa para quando necessário, pedir ajuda de profissionais de outros setores da empresa e até mesmo de uma consultoria externa, como foi mencionado no início deste artigo.


Em determinadas ocasiões, pode haver a desmotivação do orientado que implanta suas ações discutidas e planejadas, que nem sempre surtem efeito. Nestes momentos, deve haver uma ajuda comportamental, pois normalmente quem sai prejudicado é o profissional que tem a sensação de não soube aproveitar o momento de aprimoramento e que possa ficar com a imagem prejudicada na empresa.

Do lado do mentor, quando ele é um membro da organização, pode surgir a insegurança; o medo de perder o seu lugar para o orientado. Por este motivo, a empresa, para que ele possa entender de uma forma clara a proposta, e o que ele fará após o seu término.

Deve ser passado para ele que o programa é uma oportunidade e benefício ímpar também para ele, porque ajudando a preparar alguém para crescer hierarquicamente na empresa ele está abrindo às portas para a mesma oportunidade.

Pense nisto e uma ótima semana!

Nenhum comentário: