Ebooks Grátis

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

USANDO AS MATRIZES “SWOT” E “TOWS” NOS NEGÓCIOS

Ao analisar uma situação, muitas vezes é uma boa ideia começar com uma estimativa das ameaças e oportunidades disponíveis no momento para montar-se um determinado planejamento. Isso permite que você avalie as limitações e oportunidades da sua posição antes de identificar os pontos fracos e fortes.

Para isto, costuma fazer-se uma análise de coleta de dados importantes através da Matriz SWOT, que representa as palavras: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), que devido a sua simplicidade, pode ser utilizada por empresas de qualquer segmento ou porte.


Já a Matriz TOWS é uma ferramenta analítica para avaliar as ameaças de uma empresa, oportunidades, fraquezas e forças internas. Quando concluído, o usuário terá várias estratégias para maximizar ou minimizar fatores internos e externos mencionados acima.


Assim como a Matriz SWOT a Matriz TOWS também pode ser usada em qualquer tipo ou tamanho de empresa, assim como um projeto, desde que os fatores sejam claros e definidos.

O método de análise TOWS pode ser utilizado, por exemplo, para descobrir por que a sua concorrência tem expandido e você deseja desenvolver uma resposta a isto. Ele é particularmente útil para avaliar o impacto potencial de eventos ou acontecimentos repentinos, sendo considerado uma ferramenta de ação.

As análises SWOT e TOWS envolvem os mesmos passos básicos e podem gerar resultados semelhantes. O que difere uma análise da outra é que a SWOT identifica os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, já a TOWS além de identificar os cenários citados, ainda faz a análise de como os pontos negativos podem ser transformados em pontos positivos.

Pense nisto e façam bons negócios.

Nenhum comentário: