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quinta-feira, 31 de março de 2016

VALE A PENA MONTAR UM ESCRITÓRIO EM CASA?

Muitas micros e pequenas empresas têm seu início na casa de seu criador ou de um de seus sócios. São os chamados home offices, que reduzem os custos e podem viabilizar a criação e o desenvolvimento da empresa. A expansão do home office tem modificado o panorama empresarial e o perfil das relações de emprego. Mas antes de optar pelo escritório doméstico, o empreendedor deve avaliar se o seu perfil é adequado para a atividade.

O Escritório em Casa ( ou home office) é o trabalho profissional realizado em casa. É uma opção atrativa para o início de micro e pequenas empresas já que representa considerável redução de custos.


Sua expansão vem mudando o contexto empresarial e o perfil do emprego, a partir da terceirização de serviços gerada pelos novos modelos empresariais decorrentes da globalização da economia.

A tendência mundial, tida como irreversível, é de maiores oportunidades para as home offices, em especial nos seguintes setores:

  • Contabilidade
  • Cosméticos
  • Alimentos
  • Confecções
  • Publicidade e computação gráfica
  • Consultorias em geral

O número de micro e pequenas empresas que começam seus negócios em casa tem sido cada vez maior, transformando as home offices em alavancas do setor empresarial e da economia nacional.


Apesar do sucesso das home offices, é importante ressaltar que, em média, 80% das micro e pequenas empresas fracassam antes de completar 5 anos. Das que sobrevivem, 80% são franquias. O novo empreendedor deve ter em mente que o êxito dependerá de muito esforço, planejamento, definição concreta de metas, objetivos e lucros.

Identifique-se com o perfil do home office

Dedique alguns momentos para refletir e analisar alguns pontos básicos de sua personalidade. Uma autoanálise de suas habilidades e capacidades pessoais e profissionais poderá contribuir para evitar futuras decepções e verificar suas possibilidades de êxito.


Verifique se você tem as seguintes capacidades pessoais e profissionais:

  • Iniciativa e independência profissional
  • Aptidão para administrar seu próprio negócio
  • Organização e administração do tempo
  • Planejamento
  • Responsabilidade
  • Persistência, objetividade, profissionalismo, disciplina, credibilidade
  • Opção por um negócio onde você é bom profissional, reconhecido, ou tem aptidão
  • Apoio familiar, de vizinhos e de amigos
  • Talento e experiência para competir
  • Motivação para o negócio
  • Capacidade para separar problemas pessoais dos profissionais. 

A formalização de empresa cuja sede é a casa do empresário é imprescindível. Pesquisas mostram que home offices, ou escritórios dentro das residências dos empresários, logo se transformam em micro ou pequenas empresas. A formalização dessas empresas vai significar, com o passar do tempo, segurança para os investimentos e direitos. As pesquisas mostram que home offices logo se transformam em micro ou pequenas empresas.


A crescente tendência de home offices vem motivando a criação de uma Associação Brasileira de Home Based Business. Mas isso não é suficiente. Para obter maior segurança nos seus negócios, imprescindível se torna a sua formalização. Em qualquer país, o registro de uma empresa depende de caminhos burocráticos. Esta formalização burocrática, no decorrer do tempo, vai significar segurança para seus investimentos e direitos, com deveres legais. O governo brasileiro vem estudando formas para reduzir essa burocracia, o que já ocorreu com a implantação do SIMPLES – o sistema unificado de cobrança de impostos. Entrar no mundo dos negócios é buscar conhecer todo o universo empresarial. Para formalizar e registrar sua empresa, este conhecimento é imprescindível.

Vantagens e desvantagens do home office

A montagem de um escritório doméstico oferece outras vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas criteriosamente, dos pontos de vista familiar, profissional e empresarial. O principal atrativo do home office é a realização do sonho, acalentado por muitos, de ser o seu próprio patrão. É gratificante do ponto de vista pessoal e vantajoso economicamente, mas apresenta algumas desvantagens, que podem ser minimizadas com a realização de um bom planejamento.


Conheça, abaixo, os prós e os contras de um escritório doméstico.

Vantagens pessoais e familiares:

  • Proximidade da família;
  • Maior independência;
  • Redução do estresse decorrente do trânsito;
  • Alimentação mais saudável;
  • Incorporação da família à atividade;
  • Mais qualidade de vida. 
Vantagens profissionais:

  • Maior liberdade profissional;
  • Privacidade, desde que planejada;
  • Redução de custos (aluguel, transporte, refeição e infraestrutura básica);
  • Facilidade de obtenção de franquias que não exigem pontos comerciais;
  • Definição do próprio horário de trabalho;
  • Planejamento dos próprios rendimentos;
  • Rendimentos superiores aos níveis convencionais de mercado;
  • Autogerenciamento profissional. 
Vantagens empresariais:

  • Economia com empregados e encargos sociais;
  • Facilidades de mudança do ramo de atividade, em caso de insucesso;
  • Oferecimento de produtos e serviços melhores, com custos menores;
  • Vantagens fiscais para as microempresas, como a dispensa do IR;
  • Otimização de atividades;
  • Atendimento ao cliente 24 horas por dia;
  • Reforço à terceirização e à profissionalização de serviços. 
Desvantagens pessoais e familiares:

  • Perda da privacidade pessoal;
  • Possibilidade de excesso de carga de trabalho;
  • Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina;
  • Tendência ao isolamento social (para quem mora só). 
Desvantagens profissionais:

  • Falta de atualização profissional em processos gerenciais;
  • Ambiente de trabalho confinado (antissocial). 
Desvantagens empresariais:

  • Difícil sucessão, em caso de necessidade de transição;
  • Interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais;
  • Preconceito no mercado formal, em caso de empresa não registrada;
  • Dificuldades de obtenção de créditos, em caso de empresa informal. 
Pense nisto antes de montar a sua e tenha uma ótima semana.

Fonte: SEBRAE/RJ

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