Ebooks Grátis

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O BOI QUE PENSAVA

Hoje, refletindo sobre os acontecimentos que vem ocorrendo no Brasil, lembrei-me de uma fabula que bem sintetiza estes fatos.

Era uma vez um boi que pensava… ele via seus amigos da boiada se divertindo, saboreando do pasto gostoso, bebendo da água fresca, lambendo o sal mineral… e adoravam ficar embaixo das mangueiras… à sombra. Os bois não pensavam. Mas ele, não se sabe por que, começou a pensar. E como adquiriu o pensamento, ficou curioso. E foi ver o que acontecia na vida dos bois, depois que eles eram tirados dos pastos e entravam nos caminhões. Foi e descobriu. Bois alegres, felizes e sorridentes, sendo colocados num curral, num funil estreito… e quando se aproximavam da porta do abatedouro, via a angustia, o medo e o desespero, então inútil, de toda a boiada…. isso levava alguns poucos minutos… pois até aquele momento, a boiada vivia de felicidade absoluta.


Voltou para o seu pasto e procurou conscientizar seus amigos. Mas, tudo em vão. Os outros bois, felizes, cheios de sucesso, gordos, não davam atenção nenhuma ao boi que pensava… e o expulsaram dali. Ele embrenhou-se na mata, fez amizade com os bichos selvagens e olhava de longe aquela boiada feliz. Um dia, os caminhões vieram e foram todos colocados no transporte. O boi que pensava já sabia do destino de todos eles. Correu para o esconderijo de onde podia ver os últimos minutos da vida dos seus amigos. Muitos ainda riam, gordos, felizes… mas, a cada passo, com o cheiro do sangue no ar, já há uns 10 metros do portal do abate do matadouro, a adrenalina subia e os bois se debatiam de terror. Ao olharem ao longe, viram o boi que pensava observando-os… e gritavam, na linguagem bovina… Ingrato, traidor, por que você não nos avisou. Eu avisei disse o boi que pensava, mas não há nada que um boi possa fazer que mude o destino de uma boiada…

Amigo, caindo na real. Pense, evolua, progrida nos valores e na virtude. Superação não é ficar rico. Superação não é ser feliz à custa dos outros. Superação não é auto ilusão. O que um homem faz, pode mudar o destino de toda a humanidade… mas, não se preocupe tanto com isso. Com certeza, o que você fizer pode mudar o seu destino, e isso já é uma imensa superação.

Pense nisto e tenha uma ótima semana.

Nenhum comentário: