Ebooks Grátis

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O QUE OUÇO, ESQUEÇO. O QUE VEJO, LEMBRO. O QUE FAÇO, APRENDO

Prof.A.Marins
O sucesso das organizações está na sua capacidade de diferenciar-se competitivamente. Isto significa deixar que a criatividade, a inteligência e os talentos sejam valorizados. As empresas que estão atentas a isso conseguem responder com agilidade às mudanças do mundo moderno.

Por meio do Outdoor Training as pessoas podem experimentar situações, com oportunidade de acertar e errar. Afinal, está provado cientificamente que aprendemos 20% do que escutamos; 30% do que vemos e 70% do que fazemos (experimentamos).

Spaço Livre - Glamping

Origens do Outdoor Training

O Outdoor Training surgiu após a segunda Guerra Mundial na Inglaterra e nos Estados Unidos. Na época foi utilizado com o objetivo de aplicar os conceitos militares, disseminando estratégias que fomentassem a relação entre os lideres e liderados.

Tal prática buscava, primeiramente, a melhoria da produtividade. Posteriormente foi utilizada de forma mais abrangente, devido aos benefícios que proporcionava, principalmente na melhoria de relacionamentos. Além disso, funcionava como forte ferramenta para identificar e solucionar problemas, fortalecer os laços de comunicação e melhorar os conflitos e o desempenho das equipes.


Conceito e Aprendizados

Outdoor Training o outdoor training  é o processo de treinamento que ocorre fora do ambiente de trabalho. Pode ser entendido como uma modalidade de treinamento onde os membros de uma empresa são submetidos a técnicas de treinamento com base, por exemplo, em arvorismo, dinâmica do esqui coletivo, raid de equipe, trilha (trekking na mata), prova da Missão Impossível, prova do cabo, tirolesa, cego e mudo e outras aventuras,  modalidades do ecoturismo e atividades ao ar livre.

A proposta é que o método promova o reencontro com a natureza, trazendo um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento diferente do vivido nas organizações.


Esse aprendizado permite que o participante tenha a possibilidade de transformar e renovar seu comportamento cotidiano. A realidade com a qual convive rotineiramente passa a ser questionada gerando reflexões. Objetiva-se, assim, a incorporação e tradução destas reflexões na forma de comportamento e posturas no seu ambiente de trabalho.

Benefícios para as Organizações

Pesquisas afirmam que as principais razões para a preferência do outdoor training, em relação aos métodos tradicionais, são: o conhecer os resultados das decisões tomadas; a troca de experiência com outras equipes; a interação entre os membros das equipes e a produção de competências coletivas.


 As exigências de hoje nos diferentes contextos onde se lida com andragogia, giram em torno da busca de elementos que facilitem a aprendizagem, que sejam de fácil aplicação nas organizações, que tenham alto impacto, recordação e que busquem romper paradigmas e estruturas permitindo que as pessoas a sejam estimuladas e suas competências.

Tudo isto pode ser reunido utilizando o Outdoor Training.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Fontes: Prof.A.Marins – Outdoor Training: a diferença competitiva. Artigonal, 2009 - antomar.marins@gmail.com

Nenhum comentário: