Ebooks Grátis

domingo, 30 de outubro de 2016

GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES - GPD

Prof.A.Marins
O gerenciamento pelas diretrizes é uma tradução do Hoshin Kanri, foi desenvolvida pelo Dr. Yoji Akao. Surgiu como resposta à necessidade de um sistema administrativo mais flexível, com tempo de resposta mais curto em relação às mudanças do ambiente.

Dr. Yoji Akao
A palavra Hoshin é composta de dois caracteres chineses: ho e shin; ho significa método ou estrutura, e shin, agulha brilhante ou bússola. Considerados juntamente, formam a palavra hoshin, que significa uma metodologia para estabelecer a direção estratégica.

O Hoshin Kanri, também conhecido como Planejamento Hoshin ou Gerenciamento pelas Diretrizes, ou Desdobramento das Diretrizes, tem suas origens no Statistical Quality Control, sendo um dos fundamentos do Total Quality Management - TQM. É um sistema administrativo que determina os objetivos da organização através do planejamento estratégico e permite o seu desdobramento em todos os níveis hierárquicos, sem se desviar deste rumo estratégico. É um sistema para o controle da qualidade e para as atividades de melhoria contínua.


O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) é constituído por dois sistemas de gerenciamento que são conduzidas simultaneamente:
  1. Gerenciamento Interfuncional. Cuida da solução de problemas prioritários da alta administração através do desdobramento das diretrizes e seu controle entre departamentos. Tem como função olhar para o futuro da organização. É o gerenciamento em nível do planejamento estratégico e de responsabilidade da alta administração.
  2. Gerenciamento Funcional. Cuida da manutenção e melhoria contínuas das operações do dia-a-dia de uma organização. Representa a administração da rotina do trabalho diário com a prática da gestão da qualidade. Trata dos aspectos mais básicos ou rotineiros da operação do negócio.

"O Hoshin Kanri proporciona um processo passo a passo para o planejamento, a execução e a revisão das mudanças". Através do trabalho participativo durante a determinação dos objetivos e estratégias, o gerenciamento pelas diretrizes promove uma melhor comunicação entre os indivíduos. É um meio de colocar as forças em forma de cooperação dentro de uma organização e unir as opiniões internamente, a fim de aperfeiçoar continuamente seu desempenho através do ajuste rápido às mudanças.

O gerenciamento pelas diretrizes utiliza o método PDCA na identificação das medidas necessárias para a mudança ou melhoria. São os passos:

P - Estabelecimento e desdobramento das diretrizes para todos os níveis gerenciais.
D - Execução das medidas prioritárias e suficientes.
C - Verificação dos resultados e do progresso em relação às metas.
A - Análise da diferença entre as metas e os resultados alcançados, determinação das causas deste desvio e recomendações de medidas corretivas. 

Este sistema garante a implantação e o funcionamento do planejamento estratégico, ao contrário de outros métodos, na medida em que existe um contínuo processo de controle para verificar se o que está sendo realizado reflete os objetivos e o rumo que a organização deseja seguir.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Nenhum comentário: