Ebooks Grátis

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

QUEM TOMA A DECISÃO NA ADMINISTRAÇÃO?

O Que é Tomada de Decisão?

Tomada de decisão é um processo cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas. É amplamente utilizada para incluir preferência, inferência, classificação e julgamento, quer consciente ou inconsciente.  Existem duas principais teorias de tomada de decisão – teorias racionais e teorias não racionais – variando entre si num sem numero de dimensões.

Teorias racionais são por excelência normativas, baseadas em conceitos de maximização e otimização, vendo o decisor como um ser de capacidades omniscientes e de consistência interna.


Teorias não racionais são por excelência descritivas, e têm em consideração as capacidades limitantes da mente humana em termos de conhecimento, memoria e tempo. Utilizam heurísticas como procedimento cognitivo, fornecendo uma estrutura mais realística dos processos de tomada de decisão.

Tomada de Decisão na Administração

Na administração, a tomada de decisão é o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros (baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores) para uma situação-problema. Todo processo decisório produz uma escolha final. A saída pode ser uma ação ou uma opinião de escolha. Ou seja, a tomada de decisão refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância.


Nível de importância dentro da organização:
  • Altamente importantes;
  • Importantes;
  • Medianamente importantes;
  • Pouco importantes;
  • Não importantes.

Estruturação:
  • Estruturadas;
  • Não-estruturadas.

Previsibilidade:
  • Rotineiras ou cíclicas;
  • Não rotineiras ou acíclicas;
  • Inéditas.

Qualquer decisão tomada na empresa ela será afetará no geral, por isso; tem que ser bem pensada a alternativa a ser escolhida, pois, deve-se pautar a tomada de decisão orientando-se e definindo caminhos a serem percorridos e pensar no que poderá ser afetado através desta decisão.


Tomar uma decisão é uma responsabilidade enorme, maior ainda para quem tem pouca experiência de trabalho, existem pessoas que tem facilidade com o processo de tomada de decisão e outras que colocam uma importância que às vezes o problema não merece e acabam por fazer errado, ou criar problema maior.

Antes de tomar uma decisão deve ser feito todo um estudo, um processo de análise para tentar diminuir a chance de que a decisão que foi escolhida seja a errada e acabe resultando em consequências negativas para a empresa.

A necessidade de se tomar decisão ocorre num momento de impasse em que a mais de uma opção a seguir. Cada um de nós toma decisão baseada em aspectos subjetivos, a subjetividade não tem medida perfeita ela é organizada, sistemática e objetiva. Por isto lembre-se: “você pode “tomar uma decisão certa no momento errado, errado no momento certo, errado no momento errado ou certo no momento certo.”

Reflita sobre isto e tenha uma ótima semana.

Nenhum comentário: