Ebooks Grátis

terça-feira, 28 de março de 2017

TOMADA DE DECISÕES – SIX THINKING HATS

A ferramenta “Six Thinking Hats” (ou “Seis Chapéus Pensantes”, em tradução livre) foi desenvolvida por Edward de Bono em seu livro “Six Thinking Hats” em 1985. A ferramenta te ajuda a olhar pra uma decisão de diferentes pontos de vista, te forçando a sair do seu ponto de vista habitual.

Pessoas otimistas tendem a ver o lado bom em tudo e eventualmente subjugam ou deixam de ver esforço em determinados pontos. Assim como pessimistas podem ser excessivamente defensivos e pessoas mais emocionais têm dificuldade em tomar decisões com calma e racionalmente. Quando você usa os 6 chapéus você tende a analisar as decisões usando diferentes abordagens. Seus pontos de vista serão um mix de ambição, criatividade, habilidade na execução, sensibilidade e um bom plano de contingência.


Como funciona

A utilização das linhas de pensamento pode ser feita em grupo ou num momento de introspecção. Cada chapéu é uma linha de pensamento.
  • Chapéu branco – Com esse chapéu você foca nos dados disponíveis. Informações que tem em mãos e o que pode aprender dela e procura por buracos em seu conhecimento. É aqui que você analisa o passado e faz projeções futuras.
  • Chapéu vermelho – “Vestindo” esse chapéu você olha para os problemas usando a intuição e emoção. Também tenta prever como as outras pessoas reagirão.
  • Chapéu preto – O chapéu pessimista. Com ele você deve olhar todos os aspectos negativos que envolvem decisão e o que talvez não funcione. Essa abordagem é importante porque destaca os pontos fracos do plano. Te permite eliminar, alterar ou trabalhar num plano de contingências às possíveis falhas.
  • Chapéu amarelo – O chapéu amarelo ajuda você a enxergar as coisas positivamente. Ele te permite enxergar os benefícios trazidos com a decisão e o valor agregado.
  • Chapéu verde – Criatividade. Aqui é onde você pode desenvolver soluções criativas para o problema. É um apanhado de ideias sem restrições ou críticas. Varias ferramentas de criatividade podem te ajudar aqui (vou procurar listar algumas nos próximos posts).
  • Chapéu azul – o chapéu azul é o controle dos processos. É o chapéu utilizado pelas pessoas que conduzem a linha de pensamento.

Visite o site: http://www.mapamental.org/

Exemplo

Os diretores de uma construtora estão tentando decidir onde eles devem construir um novo prédio comercial. A economia vai bem, o número de espaços vagos está reduzindo drasticamente. Eles decidem usar essa técnica para ajudar na decisão.

Usando o chapéu branco eles analisam os dados que têm: A tendência de valorização de novos imóveis e projeções do governo que mostram um crescimento na procura de imóveis comerciais.

Usando o chapéu vermelho alguns dos diretores acham que a fachada proposta pros prédios é feia e isso pode inibir potenciais clientes.

Quando usando o chapéu preto eles se preocupam que as projeções governamentais talvez estejam erradas.

Com o chapéu amarelo, entretanto, as projeções podem estar corretas e o investimento terá valido muito à pena.

Usando o chapéu verde eles pensam nas possibilidades de mudança da fachada dos prédios e outras possibilidades de investimento do dinheiro.

O chapéu azul é utilizado pelo anfitrião da reunião para direcionar as linhas de pensamento e alternar entre os estilos.

Vale a pena ler o livro de Edward de Bono para mais detalhes sobre essa técnica.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte: Mindtools - www.mindtools.com/ 

Nenhum comentário: