Ebooks Grátis

terça-feira, 30 de maio de 2017

O QUE SÃO FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO?

Prof.A.Marins
Fatores Críticos de Sucesso ou Fatores Chave de Sucesso são as atividades desenvolvidas ou a serem implementadas pela empresa que deverão ser executadas para que a empresa possa alcançar os seus objetivos.

Eles são os elementos que não podem falhar para que uma organização seja bem sucedida. Na maior parte dos casos, são determinadas competências específicas, produtos, serviços ou clientes sem os quais uma organização não sobreviveria. Geralmente os Fatores Críticos de Sucesso são diferentes e uma organização para a outra e podem depender de sua estratégia.

 

Nuno Nogueira, administrador e gestor do Portal Gestão, comenta:

Segundo a Lei de Pareto, 20% das causas explicam 80% dos efeitos. Portanto, não é de estranhar que os Fatores Críticos de Sucesso sejam reduzidos em quantidade mas grandes no seu alcance.

Um bom exemplo é um plano de expansão de um novo mercado. Quando se
N.Nogueira
concebe um plano de negócios com esse fim em vista, o conhecimento do mercado pode ser limitado e comprometer o futuro da empresa. No entanto, um bom conhecimento do mercado é um Fator Crítico de Sucesso que tem de ser continuamente acompanhado de forma a garantir que a empresa cresce e atinge os seus objetivos.

Outro exemplo de Fatores Críticos de Sucesso pode ser o acesso a determinados recursos. Uma empresa produtora precisa de matérias-primas para produzir. Sem estas, a sua atividade para.


Normalmente, para encontrar um destes fatores precisa apenas de se perguntar a si mesmo o porquê de escolherem o seu negócio em vez do da concorrência. A resposta, quando bem estudada e fundamentada, costuma ser um dos fatores críticos de sucesso que pode ser usado para cumprir a missão da empresa.

Pense nisto e tenha uma ótima semana. 

Fontes:
Antomar Marins e Silva – Sonhar é para Estrategistas ­– Editora Ciência Moderna – http://profamarins.blogspot.com

Nuno Nogueira – Gestor e administrador do Portal-Gestão – http://www.portal-gestao.com

Nenhum comentário: