Ebooks Grátis

sábado, 15 de julho de 2017

O QUE É A ANÁLISE PEST?


Análise PEST parte da avaliação dos fatores inerentes aos cenários, político, econômico, social/cultural e tecnológico nos diversos níveis de ambiente sejam eles no nível, da indústria, cidade, estado e país no qual o negócio está inserido.

A Análise PEST busca encontrar as tendências para cada um desses pontos, além disso ela enxerga as oportunidades e as ameaças que afetam o negócio a partir de cada fator.

É interessante combinar a análise PEST com outras ferramentas e conceitos de análise estratégica como a SWOT e as Forças de Porter. Dessa forma é possível tirar mais insights sobre o ambiente no qual o negócio está inserido.


A partir de respostas das questões, como as abaixo, os gestores inserem e avaliam os dados e informações coletadas através de pesquisas.

Fatores Políticos


A área política representa enorme influência sobre as regras empresariais, e o poder de compra de clientes e outras empresas. Você sempre deve considerar fatores como:
  1. Quanto estável é o ambiente político?
  2. Poderão regras governamentais influenciar leis que regulam os impostos pagos por seu negócio?
  3. Qual é o posicionamento do governo em relação à éticas de marketing?
  4. Qual é a política governamental sobre a economia?
  5. O governo tem alguma visão sobre a cultura e religião?
  6. O governo está envolvido em negociações tais como o EU, NAFTA, ASEAN, entre outros?
Fatores Econômicos



Comerciantes precisam considerar o estado de uma economia de negócios no curto e longo prazo. Isto é especialmente real no planejamento de marketing internacional. Você deve considerar:
  1. Margem de juro.
  2. O nível de inflação, nível de emprego (per capita).
  3. Prospecto ao longo prazo da empresa, Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
Fatores Socioculturais


As influências sociais e culturais de uma empresa variam de país para país. É de estrema importância que estes fatores sejam considerados, incluindo:
  1. Qual é a região dominante?
  2. Qual é a aceitação à produtos ou serviços importados?
  3. Qual o idioma dominante para difusão de produtos no mercado?
  4. Quanto tempo os consumidores dispõem para lazer?
  5. Qual o papel do homem e da mulher nesta sociedade?
  6. Qual é a expectativa de vida da população? As gerações mais antigas são mais ricas?
  7. Qual é a expectativa de vida da população? As gerações mais antigas são mais ricas?
  8. Qual é a opinião da sociedade em relação a fatores ambientais?
Fatores Tecnológicos


Tecnologia é vital para atingir uma vantagem sobre a competição, e é um fator principal da globalização.

Considere os pontos à seguir:
  1. A tecnologia facilita produtos e serviços serem fabricados por um preço mais baixo e melhor qualidade?
  2. A tecnologia oferece a consumidores e empresas produtos e serviços mais inovadores como o Internet Banking (acesso a contas bancárias online), nova geração de telefones celulares etc.?
  3. Como tem mudado a distribuição de produtos / serviços através de novas tecnologias, tais como: livros online, passagens aéreas, leilões etc.?
  4. A tecnologia oferece a companhias uma nova forma de comunicação a seus consumidores, por exemplo: banners, Customer Relationship Management (CRM) – (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), etc.?
Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Nenhum comentário: