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sexta-feira, 6 de outubro de 2017

COMO VOCÊ TEM TRATADO O SEU CLIENTE INTERNO?

Prof.A.Marins
Inúmeros profissionais autônomos e mesmo empresas focam suas atividades no cliente externo, colocando o cliente interno em segundo plano, até mesmo ignorando-o totalmente. Mas se assim proceder é quase impossível alcançar seus objetivos. É fundamental “cuidar” do seu cliente interno (funcionários, colaboradores, associados ou o nome que se dê à sua equipe de trabalho).

O cliente interno é a peça mais importante em qualquer processo de vendas. Ele é um poderoso aliado que pode não só aumentar suas vendas, como ajuda-lo a progredir continuamente em sua carreira.


Outro dia, observando o trabalho de uma promotora da DeMillus, Jurema Cordeiro, vi a atenção, tempo e dedicação que ela dedica a sua equipe. Ela de forma simples e eficaz, muitas vezes usando técnicas que aprendeu ou de forma
quase intuitiva, motiva e orienta toda sua equipe.

Ela consegue atingir pontos-chaves, que tomo a liberdade de listar baseados na minha experiência de muitos anos como consultor de melhoria de negócios. São eles:

Conheça e ouça a voz do seu cliente interno

Jurema Cordeiro
Uma das piores coisas é ser reconhecido por um número numa relação. Pessoas conversam com pessoas. Conheça suas necessidades, desejos e expectativas. Conheça o que e como vem realizando. Crie uma sinergia entre seu processo de vendas e, muito mais importante, descubra como pode ajudar. Ajudar as pessoas faz bem aos negócios e a alma!

Mantenha o cliente interno informado e atualizado

Uma das piores formas de se receber informações é através da “rádio tamanco”, ou outro nome que se dê. Para evitar ruídos na comunicação, mantenha o seu cliente interno a par de como andam suas vendas e se houver algum problema, ponha-se ao dispor para ajuda-lo.


Reconheça e recompense a sua equipe

É no aspecto positivo que a Qualidade está interessada, tanto que dois princípios motivacionais da Gestão da Qualidade são derivados da Teoria do Reforço, a saber:

  • Reconhecer ou recompensar imediatamente após o comportamento, sempre que possível;

  • Colaboradores têm suas próprias histórias anteriores de reforço que ditam no presente suas preferências por certos tipos de recompensas.
Os líderes, portanto, desempenham papel de importância nesse processo. Eles devem utilizar um grande número de reforços, tais como: melhoria no ambiente de trabalho, aumento de responsabilidades, dinheiro, apreciação por desempenhos acima do esperado, etc. Tudo isto é dar chance do colaborador se sentir orgulhoso daquilo que faz.

Use o conhecimento do cliente interno

Todas as pessoas são especialistas em algo. Por que não usar este talento para melhorar suas vendas, suas apresentações, argumentos e lidar com objeções? Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados. Hoje, a aprendizagem é compartilhada: eu aprendo com meu colega, assim como ele aprenderá algo comigo...


Compartilhe erros, enganos e omissões

Uma vez abri uma palestra dizendo que existem três palavrinhas mágicas que transformam um ambiente: por favor, muito obrigado e desculpe. Ninguém é dono da verdade. Às vezes acertamos e (espero que não), muitas vezes erramos. Isto vale nos negócios, na família e com os amigos. Compartilhe seus erros, enganos e omissões com a equipe e não se esqueça de comemorar muito, as vitórias!

Muito obrigado Jurema, pela oportunidade de aprender junto com você!


Pense nisto e tenha uma ótima semana!

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