Key Performance Indicators (KPI), ou
Indicadores-Chave de Desempenho (na tradução do inglês), são métricas
empresariais utilizadas para avaliar fatores cruciais para o sucesso de um
negócio. Esses indicadores medem o sucesso de uma empresa em atingir objetivos
pré-definidos.
Os KPI’s variam de
organização por organização, dependendo da prioridade ou dos critérios
utilizados para analisar resultados. Por exemplo, para um comércio, os
indicadores podem ser o faturamento total ou uma métrica de fidelidade da
clientela, enquanto para uma organização governamental o principal indicador
pode ser a taxa de desemprego.
Para que servem os KPI’s
KPI’s são aplicados a empresas para avaliar tendências e
indicar um caminho de ação para
o negócio. As métricas auxiliam a organização a avaliar o progresso em relação
aos objetivos declarados.
KPI’s são
indicadores que ajudam a empresa a avaliar os fatores cruciais para o cumprimento
dos objetivos do negócio.
Para empresas, objetivos podem envolver produzir produtos
ou serviços da maior qualidade possível, o
que tem como consequência o lucro. Nesse caso, os KPI’s podem incluir resultados
de vendas, satisfação dos clientes, percentual de clientes que retornam e o
percentual de produtos devolvidos ou fabricados com defeito.
Você pode utilizar esses indicadores como uma ferramenta
de gerenciamento de desempenho. KPI’s dão a toda a equipe uma
visão clara do que é importante e do que precisam fazer. De posse deles, garanta
que cada funcionário fará o necessário para cumprir ou exceder sua meta. Uma
boa divulgação do avanço dessas métricas pode servir como um forte elemento motivacional
para a sua equipe.
Como definir um KPI
Um KPI só tem valor pela ação que inspira. Com frequência,
muitas empresas adotam indicadores utilizados por outras organizações e acabam
se surpreendendo porque eles não trazem resultados positivos.
Um aspecto importante dos KPI’s, mas usualmente
negligenciado, é que eles são uma forma de comunicação. Logo, quanto
mais sucinta, clara e relevante for a informação, mais facilmente será
absorvida e terá a maior probabilidade de gerar uma ação.
Para desenvolver estas métricas, a empresa deve começar
com a tarefa básica de definir quais são os objetivos da
organização, como pretende atingi-los e quem pode agir. Esse deve ser um
processo interativo que envolve o feedback de
toda a equipe.
Para serem efetivos, esses indicadores-chave devem ser
quantificáveis e tangíveis. Por exemplo, a moral dos trabalhadores pode
ser importante para a empresa, mas como é muito difícil de mensurar este
elemento em números, ele não pode ser considerado um KPI. Da mesma forma, gerar
mais retorno de clientes é um indicador pouco útil se a sua empresa não tiver
como distinguir clientes novos e repetidos.
Seus indicadores são eficientes?
Uma forma de avaliar a relevância de um KPI é testá-lo com
as seguintes perguntas: Seu objetivo é específico? O progresso pode ser
mensurável em relação ao objetivo? A meta é realisticamente atingível? Quão
relevante é o objetivo para a sua organização? Qual é o período de tempo
estipulado para que o objetivo seja cumprido?
Além disso, os indicadores devem ser constantemente avaliados
e reavaliados. Por exemplo, se a empresa excedeu a meta de
faturamento do ano antes do previsto, cabe analisar se ela era muito baixa ou
se existe outro fator que impactou no resultado.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: http://destinonegocio.com
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